quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Usando o IMVU - Chat 3D

Algum tempo atrás fiz um post sobre o IMVU, um chat 3D, que “lembra um pouco” o jeitão do Second Life. Devido ao post, recebo por e-mail e nos comentários do próprio post, dúvidas e perguntas de leitores com dificuldades em utilizá-lo. Por esse motivo, resolvi explorar um pouco mais esse assunto.
Usar o imvu exige duas operações: primeiro é preciso fazer o cadastro no site do IMVU e depois fazer o download do programa no próprio site (10MB) ou no Superdownloads. Eu fiz no superdownloads!
Não sei porque, no superdownload o programa é maior (15 MB) !
Depois de instalado o IMVU abre uma janela perguntando o nome de usuário e senha, os mesmos que você cadastrou lá no site. Neste ponto o software vai fazer download da sua sala, dos seus objetos e do seu avatar, esse processo demora alguns minutos.
Clicando sobre seu avatar abre um menu com opções de movimento, expressões e comportamento. Eu indico você usar o “One Minute Tutorial” para aprender usar os movimentos e expressões.
Quando faz seu cadastro você recebe uma sala (room), um animal de estimação e algumas roupas e acessórios gratuitos. Se quiser mais salas, objetos e roupas terá que pagar.
Existem alguns salas chamadas “locked roons” que você também pode usar para bater papo.
Além disso existem centenas de salas públicas, como nos chats tradicionais, que você pode utilizar para conversar com seus amigos ou conhecer novas pessoas. Essas salas são acessíveis a partir do site do IMVU. Tente o “Bar Brasil Tropical”.
O IMVU possibilita que os usuários criem suas próprias roupas e acessórios e até mesmo salas. Existe ainda a opção de você vender objetos para os outros usuários e ganhar dinheiro. Para isso é preciso dominar o uso do Photoshop e de um editor 3D.
Muitos leitores perguntam se é possível utilizar o IMVU a partir de acesso discado, eu acho que não, pois ao entrar em uma sala ou ambiente o IMVU faz download do objeto para seu computador e isso vai demorar muito com acesso discado. Só para ter uma idéia cada avatar tem por volta de 1 MB, uma sala pode ir de 2 MB a 10 MB. De qualquer forma, ele exige muito menos hardware e banda do que o Second Life.
Em teoria, existe uma possibilidade de usar via acesso discado, se você for falar sempre com a mesma pessoa e na mesma sala, o IMVU não vai fazer download dos objetos, então vai consumir o mínimo de banda. Mas, neste caso, o uso fica bem restrito.

Sem comentários: